Pesquisadora egressa do PPGCM/UFC, Dra. Betina Santos Tomaz, é destaque em reportagem da TV Verdes Mares sobre mulheres na ciência.
Data da publicação: 13 de outubro de 2025 Categoria: Eventos, Notícias
A Dra. Betina Santos Tomaz, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi uma das pesquisadoras destacadas na reportagem “Mulheres investem em pesquisas nas universidades e conquistam mais espaço na ciência”, da TV Verdes Mares.
Sua trajetória ilustra o crescente protagonismo feminino na ciência. Betina defendeu tese inovadora de doutorado na área de saúde, intitulada “Redução da reinalação de dióxido de carbono com adição de vazamentos expiratórios intencionais em ventilação mecânica com o capacete ELMO®: um estudo cruzado com ventiladores de circuito único e duplo”.
O trabalho, de grande relevância para a terapia intensiva, foi orientado pelos docentes Eanes Delgado Barros Pereira e Marcelo Alcantara Holanda (PPGCM-UFC). No decorrer da pesquisa, Betina realizou estágio de Doutorado Sanduíche com apoio da FUNCAP na Universidade do Porto, em Portugal, e supervisão do Prof. Dr. Miguel Ramalho Souto Gonçalves.
A pesquisadora Betina Santos Tomaz, apresentou em Amsterdam, durante o Congresso Internacional da European Respiratory Society (ERS 2025), os resultados de sua tese de doutorado sobre ventilação não invasiva com capacete (Helmet-CPAP).
A trajetória da Dra. Betina exemplifica a conquista de espaço por mulheres na pós-graduação, formando nova geração de cientistas e líderes de pesquisa. A reportagem ressalta que, apesar desse avanço positivo, desafios históricos como a dupla jornada e o “teto de vidro” na liderança científica ainda persistem.
A conquista de espaços pelas mulheres, como demonstrado pela trajetória de Betina, representa vitória para a igualdade de gênero e ao progresso da ciência, que se beneficia de perspectivas mais plurais e inovadoras.
