gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Área do conteúdo

Artigo de pesquisadores da UFC está entre os 100 mais citados do mundo sobre desnutrição global, aponta estudo

Data de publicação: 31 de agosto de 2021. Categoria: Notícias 2021

Artigo produzido por professores da Universidade Federal do Ceará está entre os 100 mais citados do mundo sobre a temática da desnutrição global. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores vinculados a instituições de diversos países, como China, Nigéria, Sudão e Quênia, e divulgado recentemente pelo prestigiado periódico Journal of Public Health and Emergency.
O artigo dos professores da UFC aparece na posição 76 da lista e foi publicado em 2008, com o título “Malnutrition as an enteric infectious disease with long-term effects on child development” (A desnutrição como doença infecciosa entérica com efeitos de longo prazo no desenvolvimento infantil, em tradução livre).
Trata-se de um estudo de revisão sobre a relação entre desnutrição e infecções intestinais. Os pesquisadores partem do fato de que a função de absorção de nutrientes é prejudicada devido a várias infecções entéricas repetidas (cujos sintomas comuns são diarreia, febre ou cólicas estomacais), sendo que isso é especialmente problemático em crianças cujas dietas são insuficientes. Saiba mais… Fonte: Prof. Reinaldo Barreto Oriá, do Departamento de Morfologia ‒ e-mail: oria@ufc.br