Discente do PPGCM foi selecionado para o curso internacional: Minicourse on Epidemic Modeling for Pandemic Preparedness and Prevention.

Data de publicação: 19 de outubro de 2023. Categoria: Notícias 2023

O aluno do PPGCM  Silvio Alencar Cândido Sobrinho, orientando do Prof. Dr. Aldo Ângelo Moreira Lima.,  foi selecionado para o curso internacional Minicourse on Epidemic Modeling for Pandemic Preparedness and Prevention organizado por Joshua Weitz (University of Maryland), Ana Bento (Rockfeller Foundation), Marcelo Gomes (Fundação Oswaldo Cruz) e Roberto Kraenkel (IFT-UNESP). O curso tem como foco modelagem em epidemiologia com ênfase em forecasting, dinâmica doença-comportamento para respostas em saúde pública.

Durante seus estudos o aluno vem desenvolvendo um framework para divulgação de dados de saúde pública divulgados pelo DataSUS e openDataSUS. Atualmente o módulo está disponível para divulgação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, disponível no link https://observatorium.app.br/SRAG,  o usuário final pode navegar entre os filtros demográficos, clínicos, epidemiológicos e econométricos para acompanhar os casos de SRAG no Brasil em gráficos, mapas e tabelas. O serviço web possui registro no INPI (BR 51 2023 002002-8) e terá o código-fonte disponibilizado após a conclusão dos estudos.