Prof. Dra. Geanne Matos Andrade condecorada com Medalha do Mérito Farmacêutico Cearense
Data da publicação: 23 de setembro de 2025 Categoria: NotíciasO PPGCM tem orgulho de parabenizar a Profa. Dra. Geanne Matos Andrade por Medalha do Mérito Farmacêutico Cearense
A condecoração é um reconhecimento à sua contribuição significativa para a valorização e o desenvolvimento da pesquisa em farmacologia e neurociências no Estado do Ceará e no Brasil. O PPGCM externa seu profundo orgulho e parabeniza a pesquisadora por esta merecida homenagem.
Estudo com Destaque: Ácido Clorogênico (presente no café e feijão verde) na Prevenção de Déficits de Memória
Um recente estudo coordenado pela professora Geanne ganhou destaque na imprensa e na comunidade científica. A pesquisa investigou o ácido clorogênico – substância encontrada no café e no feijão verde – como um agente neuroprotetor com potencial para prevenir déficits de memória associados à Doença de Alzheimer esporádica.
Os resultados, publicados no artigo “Efeito Neuroprotetor do Ácido Clorogênico em um Modelo Animal da Doença de Alzheimer Esporádica Induzida por Estreptozotocina” na renomada revista Molecular Neurobiology (junho de 2025), abrem caminhos promissores para novas estratégias terapêuticas. O trabalho recebeu ainda menção honrosa no 48º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, em setembro de 2025.
- Leia a reportagem completa: Diário do Nordeste
Sobre a Pesquisadora:
Geanne Matos de Andrade é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C. Possui graduação, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, com pós-doutoramento em Neurociências pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Atualmente, é professora Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Em sua trajetória, exerceu importantes cargos de gestão, incluindo a Coordenadoria de Pesquisa da UFC (2016-2022) e a coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) e em Farmacologia da UFC. Atualmente, é Coordenadora Adjunta de Programas de Pós-graduação profissionais na CAPES (2023-2026).
No PPGCM, atua como orientadora e ministra as disciplinas de Tópicos Avançados em Neurofarmacologia e Tópicos Avançados em Ciências Médicas. Sua pesquisa na área de Neuropsicofarmacologia experimental concentra-se no estudo de Doenças Neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer), isquemia cerebral, neuroproteção com compostos naturais e sinalização purinérgica.
- Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9935129797137635