Profa. Dra. Elizabeth De Francisco Daher admitida como membro titular da Academia Cearense de Medicina

Data de publicação: 21 de maio de 2024. Categoria: notícias 2024

O Programa de Pós-Gradução em Ciências Médicas (PPGCM) tem a honra de parabenizar a docente permanente do programa, Profa. Dra. Elizabeth De Francesco Daher, ao ser recém-admitida como membro titular da Academia Cearense de Medicina no dia 17 de maio de 2024, passando a ocupar a cadeira 07, cujo patrono é o médico Virgílio Aguiar.
Após se graduar em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1983), a Dra Elizabeth foi para a Universidade de São Paulo (USP) onde além de cursar Residência em Clínica Médica, obteve o Mestrado em Medicina (Nefrologia) em 1992 e o Doutorado em Medicina (Nefrologia) em 1999. É Professora Titular do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Participa do Departamento de Ensino e Titulação da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Foi Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará e Preceptora do Hospital Geral de Fortaleza além de ser coordenadora voluntária do programa latino-americano do “Jackson Memorial Hospital – University of Miami”..
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: lesão renal aguda, doença renal crônica, glomerulopatias, doenças infecciosas. Desenvolve pesquisa na área de Medicina I com ênfase em Nefrologia, principalmente relacionada ao tema Nefropatia nas Doenças Tropicais (leptospirose, leishmaniose visceral, dengue, chikungunya, hanseníase, esquistossomose) com foco na avaliação de mecanismos de lesão renal e análise da performance de novos biomarcadores renais, endoteliais e inflamatórios no diagnóstico e prognóstico em diversos contextos clínicos, sobretudo em doenças tropicais.
Em 2016 formou na UFC o grupo de prevenção da doença renal pelo uso de anabolizantes, excesso de vitamina ADE e sobrecarga proteica nas academias. Fez parte do Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica da UFC na área de conhecimento Medicina I. É bolsista pesquisadora do CNPQ Nível 1 D. Foi agraciada em 2017 com a Medalha de Honra ao Mérito do Conselho Regional de Medicina do Ceará. Presidiu o XXX Congresso Brasileiro de Nefrologia em 2020. Foi distinguida pela SBN com o Prêmio Oswaldo Ramos no XXXI Congresso Brasileiro de Nefrologia em 2022.