Professor Pedro Braga Neto, docente do quadro permanente do PPGCM, participa de parceria UFC e Harvard para investigar transtornos do sono em pacientes com Covid longa
Data da publicação: 21 de fevereiro de 2025 Categoria: Eventos, Notícias
A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Harvard iniciaram colaboração em pesquisas para investigar transtornos do sono em pacientes que sofrem efeitos da Covid longa. Esse esforço conjunto visa caracterizar melhor as sequelas neurológicas da infecção pelo SARS-CoV-2, em especial quanto à qualidade do sono e suas implicações na saúde dos pacientes.
Na UFC, os estudos estão sendo conduzidos pelos docentes Manoel Sobreira Neto e Pedro Braga Neto, ambos da Faculdade de Medicina (FAMED), junto com outros pesquisadores da instituição. O Prof. Dr. Pedro Braga Neto, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da UFC, tem se dedicado desde o início da pandemia a analisar os impactos neurológicos da Covid-19. A pesquisa investiga alterações cognitivas, distúrbios no olfato, cefaleia e, em especial, transtornos do sono, sintomas recorrentes entre pacientes diagnosticados com Covid longa.
O Prof. Dr. Pedro Braga Neto possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2003), residência em Clínica Médica pela UFC (2006) e em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Na mesma UNIFESP/SP obteve o título de Doutor na área de Neurologia em 2011 e em 2015 concluiu pós-doutorado em Neurologia. Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará e do Departamento de Medicina Clínica da UFC, além de atuar na Chefia do Serviço de Neurologia da Unidade do Sistema Nervoso do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC).
Desde 2020, os pesquisadores da UFC acompanham pacientes para entender a evolução dos sintomas neurológicos pós-infecção. A colaboração com a Universidade de Harvard permitirá a troca de informações e metodologias para potencializar os achados, contribuindo no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e estratégias de manejo dos transtornos do sono em pacientes acometidos pela Covid longa.
A pesquisa da UFC investiga transtornos do sono em pacientes com Covid longa, analisando cerca de 150 voluntários desde 2022. Inicialmente, os ensaios clínicos ocasionaram uma publicação científica. Em 2023, com financiamento do CNPq, a equipe passou a realizar exames de polissonografia, além de ressonância magnética, avaliação neuropsicológica e busca de biomarcadores para doenças neurodegenerativas.
A colaboração com Harvard surgiu do contato com a Profa. Janet M. Mullington, referência em sono e inflamação. Mediante pós-doutorado na instituição, o Prof. Manoel Sobreira Neto iniciou estudos conjuntos sobre a microestrutura do sono. A pesquisa identificou que alguns pacientes com Covid longa perdem a atonia muscular no sono REM, o que pode estar ligado à doenças neurodegenerativas, como Parkinson e demência por corpos de Lewy.
Os pesquisadores agora compartilham dados para análises mais detalhadas com inteligência artificial. A UFC também busca voluntários saudáveis para formar um grupo controle, servindo como base comparativa nos exames. No momento, a equipe da UFC recebe voluntários saudáveis para participar da pesquisa. Essas pessoas formarão um grupo controle, que passará pelos mesmos testes dos pacientes e cujos resultados servirão como referência, uma linha de base para comparar com os dados dos exames aplicados nos pacientes com Covid longa. Os interessados podem se voluntariar via formulário on-line.