gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Orientações para matrículas e informações no histórico

• Manual de matricula  semestral do PPGCM no SIGAA
  • SIGAA
  • As matrículas são semestrais, o aluno deve acompanhar o calendário acadêmico da UFC e realizar de forma autônoma a matricula nas disciplinas, atividades e componentes em consonância com o seu Orientador ou Orientadora.
  • Cada 16 horas correspondem a 01 crédito. Ex: uma disciplina de 32horas equivale a 02 créditos, divide a quantidade de horas total da disciplina pela quantidade de horas de 01 crédito (16horas). Então a fórmula é : total de créditos da disciplina /16 horas (01 crédito).
  • As disciplinas obrigatórias só podem ser cursadas no PPGCM.
  • O aproveitamento de disciplinas optativas e créditos passam pela análise da comissão interna  formada por docentes do PPGCM.
  • Analisar no histórico o campo : Créditos Exigidos ( Quantidade de créditos total exigidos no curso)  ,Créditos Integralizados ( Já consolidados no histórico), Créditos Pendentes ( Quantidade de  créditos que ainda faltam consolidar no histórico). Carga Horária Exigida ( Carga horário total do curso),  Horária Integralizada (Carga horária consolidada no histórico),  Horária Pendente ( Carga horária que ainda falta consolidar no histórico).
  • Observar as disciplinas-componentes pendentes no histórico.
  • Observar o prazo de conclusão do curso no histórico, pois é o prazo final para cancelamento do aluno no programa.
  • O aluno que reprovar 02 disciplinas no semestre ou deixar de matricular no semestre,  é cancelado do programa.
  • Aluno com nota final abaixo de 7,00 no histórico não pode defender.
  • Observar as regras e normas que regem o programa que constam na página do PPGCM: https://ppgcm.ufc.br/pt/documentos/normas/